quinta-feira, 4 de março de 2010

DESCULPA ESFARRAPADA

O Poder Executivo Municipal de Ilhéus se esconde atrás da desculpa do limite prudencial de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal para não nomear os aprovados dentro do número de vagas para os cargos de Guarda Municipal e de Fiscal de Postura Municipal.

É uma desculpa completamente estapafúrdia e mentirosa, escandalosamente mentirosa. O salário de um Guarda Municipal é de no máximo R$ 600,00 (seiscentos reais). A sua função é a de guardar os bens públicos, de exercer a vigilância sobre eles.

Embora o salário seja tão aviltante, ainda assim o Executivo tem preferido realizar contratos de vigias pagando por mês a quantia de R$ 800,00. Uma prova cabal disso é o Diário Oficial do Município, em que se encontram publicadas contratações de diversas pessoas sem concurso para o exercício da função de vigia, atribuição típica de Guarda Municipal.

O que se tem feito com isso é apadrinhar os amigos e indicados dos Gestores, em prejuizo daqueles trabalhadores que tiveram o mérito de estudar e obter êxito em um concurso.

Mas essa conduta é compreensível.

Como para ser Secretário Municipal não se necessita passar por qualquer teste de capacitação, é natural que alguns Secretários (há honrosas e poucas exceções, em especial as mais recentes nomeações de 2010) nomeados pelo Prefeito Newton Lima acreditem piamente que a incompetência e o apadrinhamento deve ser premiado, e o esforço intelectual desprezado.

Esses sujeitos disfarçados de Secretários preferem gastar mais dinheiro público com pessoas que não demonstraram objetivamente capacitação, do que nomear os capacitados que se submeteram ao concurso, mesmo esses últimos sendo pior remunerados do que os apaniguados.

A nomeação dos concursados e o fim da contratação sem concurso traria redução de custos com pessoal. Nem cabe falar em aumento de encargos, já que também é uma obrigação do Município proceder ao recolhimento previdenciário de todo aquele que lhe presta serviço, seja contratado sem concurso, seja concursado.

Pena que a matemática, como a língua portuguesa, a história, a geografia, as ciências e todo tipo de conhecimento que demande saber ler, não parece ser o forte de alguns Secretários.

E se alguém contar para algum Secretário que o chamei de analfabeto, eu nego.

Psiu! Ei, Secretário! Nunca o chamei de analfabeto!

Quem leu isso para você, mentiu!
Leiam este Blog. Este é o cara que Ilhéus estava precisando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário